O vazamento de cerca de 1.200 litros de óleo do duto de uma estação de bombeamento da Petrobras, contido nessa segunda-feira (25), contaminou milhares de metros quadrados de área rural, próximo ao balneário do Pontal do Ipiranga, em Linhares.
Segundo o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema), o vazamento foi contido nessa segunda-feira (25), quando funcionários da Petrobras perceberam o problema e fecharam a válvula que causava o derramamento do oleoduto, que liga a Estação de Fazenda São Rafael ao Terminal Norte Capixaba, em São Mateus. Mas, de acordo com moradores da região, desde domingo (24), um forte odor de óleo já era sentido.
De acordo com a Petrobras, o vazamento ocorreu devido à não vedação de um equipamento instalado no oleoduto, próximo à Estação. A operação do duto voltou ao normal no final da tarde dessa segunda-feira (25).
Segundo o Iema, foram derramados 1.200 litros de óleo e cerca de dois mil metros quadrados de solo e vegetação foram afetados pelo vazamento. Já, segundo a Petrobras, foram 400 litros que escaparam para as áreas de pastagem ao redor da Estação.
A Petrobras foi notificada pelo Iema para que limpe toda a área afetada e replante a flora prejudicada em até 15 dias. A empresa petroleira afirma que não houve maiores impactos ambientais, como contaminação do lençol de água subterrâneo ou prejuízos para os moradores do entorno da fazenda. A Petrobrás diz ainda que adota todas as ações para a completa limpeza da área atingida.
Fonte: gazetaonlinenorte.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário